13 maneiras de perder peso (e apenas uma delas é exercício)

13 maneiras de perder peso (e apenas uma delas é exercício)

Chuveiro com água fria, desligue a TV enquanto come ou se deita antes. Nem todos são dietas e horas no ginásio
Outros ConéctateEnviar por correo Impressão
SILVIA CÁNDANO OCAÑA
9 SET 2015 – 10:03 CEST
13 maneiras de perder peso (e apenas uma delas é exercício)
É verdade que há pessoas com um metabolismo invejável e que, apesar de comerem tudo e não praticarem esportes, permanecem magras ano após ano. Mas eles são os menores. A grande maioria dos mortais tende a levar quilos com a idade. De fato, a OMS considera o sobrepeso e a obesidade como “a pandemia do século XXI”. Você sabe do que estamos falando? É claro que você não pode mudar sua genética, mas você pode introduzir certos hábitos em sua vida diária que irão enganar o estômago e comer menos, ou eles vão acelerar o seu metabolismo e ajudá-lo a queimar mais gordura ao longo do dia. . Nem tudo ia ser exercício! Anote.

Goma de mascar entre as horas
Várias investigações realizadas em 2011 pelo Instituto de Ciências Psicológicas da Universidade de Leeds (Reino Unido) concluem que os efeitos da goma de mascar na regulação do apetite são muito positivos. Por um lado, porque nos impede de comer fora do tédio e, por outro, porque, como produz uma sensação de plenitude, reduz o desejo de ter um aperitivo e de lanchar entre as refeições. Mas cuidado, para que o truque funcione, você tem que mastigar a mesma goma de mascar por pelo menos 45 minutos. A Dra. Marta Aranzadi , especializada em nutrição, explica o porquê: “O açúcar ou qualquer outro tipo de adoçante que contém goma de mascar nos encoraja a comer, porque produz liberação de insulina. No entanto, uma vez que o chiclete perdeu o sabor, mastigá-lo produz uma salivação extra, que é precisamente o que nos faz perder o apetite. ” Então, chiclete de duas em duas vezes está trapaceando.

Beba um copo de água antes de comer
Pesquisadores da Universidade de Birmingham (Inglaterra) provaram que é um método muito simples, mas que isso tem um efeito. Seu experimento, realizado no início deste ano, consistiu em controlar por três meses a evolução de 84 pessoas com sobrepeso. 41 deles foram convidados a beber um copo de água antes de cada refeição principal e, o resto, eles imaginaram que eles tinham um estômago cheio antes de começar a provar uma mordida. Após as 12 semanas de testes, os resultados não deixaram dúvidas: o primeiro grupo perdeu quase quatro quilos e meio de peso, enquanto o restante ficou com 800 gramas. “De fato, este é um dos truques infalíveis para perder peso, porque enchendo nossos estômagos, nós comemos menos. E dá resultados ainda melhores se a água estiver fria, porque isso causa a contração do estômago e nos deixa menos famintos “, acrescenta o Dr. Aranzadi.

Tome um bom café da manhã
Ignorar o café da manhã é um dos erros mais difundidos entre as pessoas que querem perder peso, mas produz exatamente o efeito oposto ao desejado. “Por duas razões: porque quando chegamos à próxima refeição temos fome e comemos mais e porque o jejum prolongado coloca o metabolismo na forma de economia, ou seja, reverte o metabolismo da insulina e nos faz armazenar mais gordura”, esclarece o especialista. em nutrição. Um estudo realizado por cientistas do Imperial College (Londres), publicado no Daily Mail em 2012 , corrobora essas explicações. O experimento, que consistiu em escanear os cérebros de 21 participantes, enquanto mostrava fotografias de diferentes alimentos, revelou que os voluntários que pularam o café da manhã comeram mais no almoço e depois optaram por alimentos mais gordurosos e açucarados, o que não aconteceu. Eu estava perdendo peso precisamente. Mais uma razão para começar o dia nos dando uma homenagem!

Sirva as porções em pequenas placas
Quando se trata de perder peso, o fator psicológico desempenha um papel decisivo. Tanto é assim que o simples fato de ver um pequeno prato transbordante nos satisfaz mais do que ver uma grande metade, embora a quantidade de alimento seja maior no segundo caso do que no primeiro. Isso acontece porque enganamos a mente. É por isso que é sempre bom servir comida em pratos pequenos e tigelas de sobremesa. Este sistema oferece resultados tão eficazes, que está incluído no programa Myplate do governo norte-americano .

Mastigue muito de cada mordida
Já no século XIX, Horacio Fletcher , conhecido como o grande mastigador, começou a insistir na importância de comer devagar e mastigar muito a cada mordida para ser saciado. Prova disso é que ele perdeu muito do peso que sobrou graças a este sistema e ele nunca mais o recuperou. Hoje sabemos a resposta científica para o sucesso de seu método: nosso cérebro leva cerca de 20 minutos para nos enviar o sinal neuronal de que estamos saciados e se durante esse intervalo de tempo comermos muito rápido, comeremos mais. “Mastigar cerca de 20 vezes cada mordida e deixar o garfo no prato enquanto o fazemos é ideal para não exagerar nas rações”, aconselha Marta Aranzadi.

Coma sem TV
Um estudo realizado em 2004 pelo Departamento de Marketing e Nutrição da Universidade de Illinois (EUA) garante que com a TV nós comemos mais e pior. Mais, porque continuamos a fazê-lo mecanicamente, sem perceber que já estamos saciados, e pior, porque tomamos publicidade escolhendo alimentos não saudáveis, que não devem fazer parte de nossa dieta. “Para tomar consciência do que comemos e do quanto comemos, é essencial concentrar-se em comer enquanto o fazemos e evitar distrações como a TV, o iPad, o celular … Só se dedicarmos tempo e espaço à nossa comida, podemos manter um relação saudável com os alimentos “, diz Marta Aranzadi.

Vá dormir cedo
Isso é aconselhado por um grupo de especialistas da Universidade Northwestern de Medicina (Chicago, EUA), pois em 2011 eles descobriram que as pessoas que dormem tarde consomem cerca de 250 calorias a mais do que aquelas que o fazem cedo. A razão, segundo suas observações, é que eles recorrem ao fast food e bebem refrigerantes mais açucarados. Ao fazer cálculos, essas calorias extras podem nos levar a ganhar peso … 900 gramas por mês!, O que significa muitos quilos a mais por ano.

Durma mais horas
Isso é fácil de conseguir se praticarmos o conselho anterior. De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pelo Dr. Hengyi Rao da Universidade da Pensilvânia (EUA), a falta de sono produz alterações na parte do cérebro que nos ajuda a decidir (na chamada rede de atribuição de relevância) e essas modificações eles nos incentivam a consumir mais gorduras e menos carboidratos, algo que com o tempo se traduz em um evidente aumento de peso. Marta Aranzadi diz: “Dormindo pouco ou mal influencia o ciclo hormonal do cortisol, aumentando os níveis sanguíneos, algo que acaba afetando o pâncreas, causando hipoglicemia e aumentando o desejo de comer. Esta é a razão pela qual os insones costumam acoplar a geladeira no meio da noite ”.

Mantenha o quarto fresco
Dormir em um quarto frio (sem congelamento) força o nosso corpo a gerar mais calor, algo que ativa a gordura marrom, responsável pela regulação da temperatura corporal. O processo ocorre da seguinte maneira: como é feito fresco, as células do tecido adiposo queimam mais energia para manter nosso corpo aquecido e isso, logicamente, contribui para uma perda de peso mais rápida do que se dormíssemos em uma sala quente e com pijama grosso. “Não brinca, manter o corpo a 36,5 ºC é uma despesa significativa de energia”, diz o especialista em nutrição.

Comece o dia com um banho frio
É preguiçoso, mas é um hábito muito saudável: por um lado, a água fria estimula as terminações nervosas e nos ajuda a começar o dia energeticamente, e por outro, como mencionado acima, também ativa a termogênese, que é a capacidade do organismo para gerar calor, o que facilita a perda de peso. Isso é explicado pelo escritor e palestrante americano Timothy Ferriss em seu trabalho The 4-Hour Body , embora ele enfatize que, para que este sistema seja eficaz, o chuveiro deve durar pelo menos três minutos. Você já sabe, não vale a pena colocar um pé e correr.

Tome vitamina D
Graças a um estudo realizado em 2009, o Dr. Shalamar Sibley, da Universidade de Minnesota (EUA), descobriu que a vitamina D ativa o metabolismo e que, portanto, as pessoas com deficiência de vitamina D custam mais para perder peso. Para não sofrer essa carência, além de consumir alimentos como gema de ovo, salmão, cavala, sardinha e cogumelos, é essencial se expor ao sol, não diretamente claro, mas saindo para caminhar até a rua, pela sombra, todos os dias .

Faça amor regularmente
É claro que não é o remédio final para ficar como sílfides, mas pode nos ajudar a perder algum peso. Esta é a conclusão a que chegaram os autores do estudo Gasto Energético durante a Atividade Sexual em Casais Jovens e Saudáveis (gasto energético durante a atividade sexual em casais saudáveis ​​e jovens), publicado na revista PlusOne em 2013. Antony Karelis, professor de A Universidade de Quebec (Canadá) e diretora desta pesquisa, garante que o gasto energético médio durante cada ato sexual é de cerca de 85 calorias, o que equivale a 3 calorias e meia por minuto. Nada mal, sendo um sistema tão alegre.

Leia também: Womax gel lipo funciona

Pratique exercício moderado diariamente
” Todas as dicas acima funcionam muito melhor se fizermos algum exercício moderado diariamente. E não só porque o exercício contribui para a queima de gordura, mas porque o bem-estar que proporciona (a liberação de endorfinas) facilita o controle do apetite “, diz Marta Aranzadi. “Não há necessidade de nos forçarmos a ir ao ginásio: andar todos os dias 45 minutos seguidos, usar as escadas em vez do elevador e descer do ônibus algumas paradas antes de chegar ao nosso destino e serve. O fato de incluir esses hábitos em nossa rotina diária faz parte do balanço energético negativo, que é o que nos faz queimar gordura. E com isso é o suficiente. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é muito mais saudável e mais eficaz mover-se um pouco a cada dia do que se matar na academia uma ou duas vezes por semana. Palizões ocasionais só servem para forçar os músculos e estes, para poder resistir, são preenchidos com água, um mecanismo de defesa que não nos ajuda a queimar gordura e, portanto, não nos faz perder peso “, conclui o especialista.

Leave a Reply